Fitness

Mundo Mistério

Mundo Mistério é uma série documental que explora incógnitas sobre a história do mundo e a ciência ao longo dos anos, de forma leve e criativa, com uma linguagem de fácil entendimento. O programa é comandado pelo youtuber Felipe Castanhari.

A produção desta série é incrivelmente absurda. Nunca vi tanta beleza gráfica num documentário. De fato, os temas relacionados a cada episódios são bem relevantes, alguns mais urgentes que outros, mas todos muito interessantes. A parte técnica desta obra é surpreendente. Percebe-se que Catanhari “fez o dever de casa” em suas viagens e textos bastantes relevantes no qual mostram ser a base de todo o trabalho de pesquisa.

Também vale ressaltar a montagem de seus episódios e a sequência em que eles foram colocados no catálogo: O primeiro intitulado “O Mistério do Triângulo das Bermudas” é um dos mais empolgantes, tal seleção faz o espectador não querer parar de assistir os outros sete episódios subsequentes. Alternando entre matérias como: História, Geografia, Física, Química e Biologia. A série pode ser uma grande ferramenta para professores do ensino básico como forma de material de aula (principalmente nesses tempos de escolas remotas).

Algo diferente dos documentários de Castanhari no YouTube é a ausência nas ‘palavras inadequadas’ na plataforma da Netflix. Seus trabalhos sobre a Primeira e Segunda Guerra, Antigo Egito são muito ricos na plataforma da Google, entretanto bem impossibilitados de serem passados em sala de aula devido ao linguaja. Algo que não existe nos episódios de “Mundo Mistério”, isso é um ponto positivíssimo.

O único ponto que não torna está primeira temporada “perfeita” é a escolha de seus personagens sem muito carisma e seus diálogos pra lá de desnecessários. Se este trabalho fosse pensado apenas como um documentário (sem historinhas no meio, no melhor estilo: “Telecursos 2000”), apenas com o intuito de nos passar suas grandes informações, teríamos uma obra satisfatoriamente visível. Até sua tentativa de, no último episódio, tentar dar continuidade a esta história paralela numa possível segunda temporada, não se saiu tão bem. Tomara que a proposta seja mais ousada, com um roteiro mais significativo, caso essas historinhas resolvam prosseguir em uma possível segunda temporada, acho difícil uma melhora. Mas aprendi a não subestimar Fellipe Castanhari.

Joinhas:

3

Por:

@eduardomontarroyos

.0 / 5.0

2 Lados Online © 2014-2020. Created by Rafael Carvalho