Fitness

O Farol

Finalmente contemplamos o novíssimo trabalho de “Robert Eggers”. Depois do icônico “A Bruxa” o diretor finalmente volta com o seu peculiar estilo em desenvolver “Terror Psicológico” contemplando uma atmosfera bem mais tenebrosa que seu trabalho anterior. O longo tem uma grande composição para o estilo “filme de arte” (que não consagra em grandes bilheterias porém “papa” todos os prêmios), ou seja, não é um filme para todos os públicos, existem cenas pesadas quanto a esquizofrenia, sexo, violência e diálogos “prá lá de filosóficos”.

A produção é bastante curiosa pois temos um filme preto e branco com proporção de tela 1:19:1, bem “anos 20” (já nos trailers podemos contemplar isso) toda essa ambientação retro e um pouco claustrofóbica ajuda a arquitetar todo o espaço perturbador que o filme quer transportar o público. Eggers trabalha com os mesmos elementos de “A Bruxa” tanto em seus atos quanto na forma depreciativa nas situações de cada protagonista.

Pattinson e Dafoe brilham em seus papeis, ambos têm bastante espaço para trabalhar pois dividem o filme inteiro de quase duas horas (algo que considerei um pequeno exagero devida proposta a ser passada).

O trunfo deste trabalho encontra-se nos diálogos, suas referências e a forma como a dupla passa mostra o terror de forma inovadora pois o maior vilão é o desespero dos personagens e esse grande rival desperta-se nos diálogos perturbadores da trama. Cada delírio e encontro vocal é uma explosão de interpretação nos presenteando com um dos maiores filmes do gênero de todos os tempos já no início deste ano.

“O Farol” possui um final mais que imprevisível, existem até vislumbres de obras artísticas num determinado take do filme, as homenagens, referencias e qualidades visuais nos surpreendem a cada momento da história. Posso dizer que esse é o trabalho da vida de Pattinson (embora não sendo reconhecido por ele, a nível de um “Tony Stark”), quase nunca um ator tem uma oportunidade tão máxima em demonstrar o quanto ele é bom no que faz.

Joinhas:

5

Por:

@eduardomontarroyos

.0 / 5.0

2 Lados Online © 2014-2020. Created by Rafael Carvalho