Fitness

O caso de Richard Jewell

“O caso Richard Jewell” é um filme baseado em fatos reais é tem como protagonista este que dá nome ao título do filme interpretado por Paul Walter Hauser. O filme mostra o Jewell como o típico “loser”, mora com a mãe e o máximo que alcançou foi ser segurança. Além disso, é meio esquisito e amantes de armas de fogo.

É um patriota abestalhado, mas que evitou o pior em um ataque nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. O segurança encontrou uma mochila preta em baixo de um banco em Centennial Park, após avisar aos policiais e demais colegas. Após 3 dias como herói, sua história teve uma reviravolta: ele é o principal suspeito de ter realizado tal ataque. O filme também mostra uma jornalista Kathy Scruggs (Olivia Wilde) que escreve uma matéria colocando Jewell como o quase-culpado. Além disso, o FBI, na figura de Tom Shaw (Jon Hamm), intimida Jewell a ponto de tentar fazê-lo criar provas contra si mesmo. A tábua de salvação de Richard é o advogado Watson Bryant (Sam Rockwell), que de fato acredita na inocência do segurança. Bryant é combativo e entende que, na ânsia de arrumar um culpado, o FBI vai tentar incriminar seu cliente.

O filme é dirigido por ninguém menos que Clint Eastwood. De acordo com Wallace Andrioli, em sua crítica acerca do filme, Clint está se tornando um cronista dos valores norte-americanos, pois “tece estudos sobre elementos que movem a sociedade de seus país e como eles fazem a população reagir aos seus mitos. Portanto esses mitos são descontruídos ou reafirmados ao longo da filmografia do diretor” (Sniper Americano é exemplo disso). Isso é possível ver quando Scruggs tem remorso em ter escrito a publicação que pretende incriminar Jewell. Se tratando da jornalista, acredito que Eastwood perde a mão ao tratá-la como uma mulher que faz de tudo para ter o furo da notícia, mas tal atitude foi clichê da parte do diretor, mesmo sabendo do papel destrutivo que a mídia impõe. O diretor também faz questão em deixar claro que após o resultado do julgamento de Jewell e a confirmação da sentença de inocente haverão marcas que ficarão para sempre na vida da família do segurança. A mãe de Jewell remete ao espectador um apelo emocional forte, pois é uma senhora que passa a viver sentimentos entre o céu e o inferno. Sugiro assistir este bom filme.

Joinhas:

3

Por:

@jntsveira

.0 / 5.0

2 Lados Online © 2014-2020. Created by Rafael Carvalho