Fitness

Star Wars: Episódio IX A Ascensão Skywalker

Uma saga de nove filmes, e vários anos de experiência cinematográfica encontra o seu fim numa tentativa forçada e quase desesperada de renovar cada proposta já apresentada nos outros filmes dessa grande franquia.

‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ é uma grande homenagem com boas doses de nostalgia a tudo o que nos foi presenteado desde a era de ‘George Lucas’ nos cinemas. A notícia ruim é que este novo longa não passa disso. Não existe renovação, todos os elementos são bem previsíveis.

O filme demonstra, através de seu roteiro rápido e sem muita paciência para detalhes, a tentativa em agradar a todos os públicos após a morna recepção de “Os últimos Jedi” (2017), este que demonstrou ser muito mais autêntico e impactante que esta nova aventura. O desenvolvimento dos personagens perde a sua essência em detrimento de um fechamento ‘épico’, entretanto a saga tem como ‘cargo chefe’ seus inesquecíveis personagens, abandonar tal característica faz com que a saga nos forneça um final bastante ‘agridoce’, digno de ser comparado com “Game Of Thrones”, consequentemente longe de ser ‘épico’.

Encontram-se até alguns elementos de “Vingadores: Ultimato” neste episódio. Algumas frases de efeito e o próprio terceiro ato são bastante parecidos. Usar atais elementos de um longa que também foi apresentado este ano é uma tentativa desesperada de aceitação. Tal atitude é decepcionante pois existe em si um potencial singular que foi pouco aproveitado nesta conclusão. O medo da rejeição fez tal obra entrar numa fórmula tornando seu terceiro ato bem razoável.

As ameaças são as mesmas, é apenas mais uma nova versão da ‘Estrela da Morte’, o vilão é muito desnecessário. Tanta força para estabelecer uma boa ameaça em “Os últimos Jedi” e aqui tal atitude é simplesmente ignorada. Talvez esse tenha sido o maior problema, ignorar o episódio anterior quando esse era de fato o mais significativo e com potencial para uma boa continuação. A produção está quase impecável, mas, apenas quase, porque existem planos que poderiam ser mais ampliados e tais não são feitos por claríssimo controle de orçamento, a fotografia é um dos pontos mais fracos entre os longas da franquia.

Depois de tantas críticas o que fica de positivo neste episódio? Trilha sonora, como sempre impecável. E as grandes performances de seus protagonistas que tentam com suas grandes atuações compensar um roteiro fraco e meramente mecânico. ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ nos dá, pelo menos, um final satisfatório, seu desfecho é, talvez uma das melhores nostalgias do cinema contemporâneo, porém tal cena não compensa um longa bastante mediano. O que sabemos é que nem tão cedo a ‘Disney’ irá parar de fabricar mais filmes e séries sobre este vasto universo. Nossa torcida como críticos e fãs é que a originalidade e assuntos, de fato mais relevantes, possam “dar as caras” em seus próximos roteiros. Que a força esteja com eles!

Joinhas:

2

Por:

@eduardomontarroyos

.0 / 5.0

2 Lados Online © 2014-2020. Created by Rafael Carvalho