top of page

Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Eduardo Montarroyos)

O novo filme da saga “Jogos Vorazes” é um excelente exemplo de como uma adaptação “apressada” pode ser concluída. A ideia do livro em si já foi visando montar uma nova adaptação. Desde sua composição literário não houveram os detalhes nem o tempo suficiente para escrever algo majestoso como a trilogia original. E isso é maximizado no filme, pois agora tempos uma adaptação que valoriza muito o primeiro e o segundo ato, mas menospreza o terceiro de forma bem notória.

Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não anda muito bem em popularidade e financeiramente. Ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. O destino de sua Casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor.

Foi lhe dado a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo. Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a garota, mas terá que ter que qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.

O longa trabalha com bons arcos e desenvolvimento de personagens, entretanto sua conclusão é pobre e corrida. Seu terceiro parece “um filme dentro de outro” isso torna a história com várias pontas soltas. A corrida para que o filme termine faz com que as opiniões de seus protagonistas mudem radicalmente, tudo o que eles construíram é desfeito e isso tira a lógica de seu roteiro. As atuações estão excelentes, afinal temos um “cast” de dar inveja a qualquer diretor, entretanto, tal realidade não consegue suprir a falta que faz uma boa montagem e composições de cenas.

Joinhas:

3

Por:

@eduardomontarroyos1

.0 / 5.0

bottom of page